quarta-feira, 25 de março de 2015

TEMPO E ORGANIZAÇÃO PARA DIAS "VAGOS OU CHEIOS"

       Sempre costumo dizer que no mundo conturbado do século XXI, nunca temos tempo para fazer nada daquilo que nos agrada ou que nos faria bem, justamente porque estamos somente "programados" para fazer as obrigações diárias como trabalho, faculdade, cuidar da família e entre outras tarefas.
       Defendo, entretanto, que podemos sim! Ter tempo para as atividades que não podemos deixar de fazer, e tempo para os costumes que nos agradam que adiamos por vezes devido à falta de tempo. Para tanto, é preciso ter organização na sua rotina costumeira e viciada, além da necessidade de se traçar metas de produtividade para poder como o nome sugere "produzir" aquilo que se almeja. Nisto entram vários aspectos pessoais que ficam a critério de cada um, como planejar uma viagem, fazer uma ação caridosa, visitar amigos e familiares, estudar um determinado assunto, ou até mesmo ler aquele livro tão cobiçado.
       Pode e de fato é, a princípio, dificultoso agregar esse tipo de comportamento aos hábitos diários, contudo, você não pode esquecer da sua condição primordial, da qual nunca se pode escapar, você é SER HUMANO! Pode parecer bobagem agora, porém, quando deixar que esta condição esteja explicita na sua vida, não se culparás tanto se não conseguir cumprir esse costume de organizar e planejar. 
       Bom, tendo esclarecido as regras "alfas", vamos ao que realmente importa. Estando de férias ou no meio daquela época mais complicada da vida - cheia de a fazeres - você pode começar comprando um caderno pequeno para pôr suas ideias e pensamentos no papel, pois há pessoas, como este que vos escreve, que por mais que tenham ótimos planos, se eles não forem escritos e vistos como desejos a serem realizados para a vida, eles não serão uma meta, porque por mais nos lembremos deles preferimos ficar de bobeira o dia inteiro na frente de uma televisão, ou em um computador, ou dormindo a manhã toda!
       Depois de ter organizado seus pensamentos nas folhas do caderno, tire tempo para fazer o que precisa fazer, ou seja, suas obrigações, posterior a isto administre seu tempo para que ele seja útil e que possas fazer as atividades que você quer. Eu sei, eu sei... Sempre temos aquela velha frase "mas eu não tenho tempo!". Ora, pense comigo... O dia tem 24 horas. Será mesmo que não dá para fazer um esforço e acordar um pouquinho mais cedo, ou tirar parte do seu tempo para dormir um pouco mais tarde - dependendo do seu horário de vida.
       Quando ver  que com o tempo está conseguindo ter progresso, verás que não era tão difícil assim ter tempo para si mesmo! A final, não é nada sábio ter tempo para todos e não ter o para si próprio, algo que deveria ser por direito seu. Se você está balançando negativamente a cabeça pensando que a questão de não ter horários reservados só para si é besteira, pare e pense... Será mesmo que isto está fazendo bem para ti? Por que se doar integralmente para algo ou alguém, sabendo que o ser mais importante de todos está lendo esta mensagem agora.
       Eu quero que medite sobre esse assunto se você se identificou com parte dele. Digo que NÃO é impossível fazer o que lhe propus ao longo deste texto todavia, é trabalhoso e é algo que demanda tempo, paciência, perdão próprio e perseverança. Analise o custo benefício e veja se vale a pena nos dias mais esvaídos ou conturbados, viver bem e fazer coisas saudáveis que lhe agradam, para ter momentos importantes consigo, e para que você não esqueça a arte de saber viver todos os dias!

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                   


Grato mais uma vez pela dedicação do tempo!
-Rick Moura!









Nenhum comentário:

Postar um comentário